Notícias

INÍCIO DA ESTAÇÃO DE MONTA SAFRA 19/20

11/10/2019 | Assessoria de Imprensa

Desde o dia 01 de outubro demos início a nossa estação de monta nas fazendas de cria, o nosso objetivo é concentrar o período de parição dentro das fazendas e facilitar as operações como, por exemplo, a desmama que fica determinada para o lote inteiro formado. Nossa estação começa a partir dos primeiros nascimentos, as vacas paridas são fechadas em lotes e após isso, conduzidas para a monta. Nossa prioridade é diminuir ao máximo o intervalo entre partos, selecionando as vacas com melhores desempenhos reprodutivos que irão parir concentradas na mesma época do ano, desmamar bezerros mais pesados e consequentemente irão emprenhar mais cedo na próxima estação.

Nossa estação de monta tem duração de 120 dias e o inicio coincide com o começo do período das chuvas para aproveitar a maior disponibilidade de forragem de melhor qualidade durante o período de maior necessidade dos animais ao longo da estação e gerar maior chance das fêmeas emprenharem, pois irão ciclar no mínimo cinco vezes durante a monta.

Nós utilizamos três tipos de monta dentro das fazendas, são eles:

Monta natural: onde os lotes são fechados e exposto a uma quantidade especifica de touro para determinado número de vacas.

Inseminação artificial: os lotes fechados ficam sendo observados e ao apresentarem cio as vacas são inseminadas com um acasalamento prévio já realizado antes do fechamento dos lotes.

IATF: (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) as vacas fechadas em lotes são implantas e recebem hormônio em diferentes períodos com duração máxima de 10 dias para estimular o cio em todas e após a realização desses procedimentos elas serão classificadas pelo score corporal e se aprovadas serão inseminadas todas no mesmo dia.

Todo esse manejo é um agregado de técnicas para que cada vez mais tenhamos avanços quanto à genética e a qualidade do nosso rebanho, visando sempre reduzir o intervalo de parição de cada vaca e aumentar o peso ao desmame dos bezerros. Assim como em todos os processos realizados nas fazendas da Agropecuária do Campo, buscamos seguir com o mesmo compromisso e empenho para continuar a eficiência na produtividade!

Tags:    NELORE ESTAÇÃODEMONTA PECUÁRIA IA IATF MN BOVINOS


Fotos

voltar

Avenida Rodrigues Alves, 34-53 – Vila Coralina – Bauru - SP| CEP: 17030-000| (14) 2106 - 5753 | contato@agrcampo.com.br
© 2014 Agropecuária do Campo - Todos os direitos reservados